Importância comercial do Perfume

A área da Perfumaria, para além de muita antiga, é também muito importante do ponto de vista económico e comercial.


São várias as profissões associadas aos perfumes. Dentro destas podemos encontrar químicos, farmacêuticos, perfumistas e publicitários, e um dos mais importantes e conhecidos, o cheirador “nez”, ou seja, o ”provador” de fragrâncias. O "Nariz", ou parfumeur, é um artista que cria verdadeiras obras-primas, tão importantes como as pinturas dos grandes mestres ou a música dos mais famosos compositores. Estima-se que no mundo existam aproximadamente 1000 parfumeurs. É na École Givaudan-Roure de Grasse, em Provença (França) que se localiza uma das principais escolas na área da perfumaria.



Os perfumes têm tido cada vez mais impacto nas celebridades. Todas as grandes estrelas do cinema, da música ou do desporto, procuram a oportunidade de lançar um perfume, o que constitui um grande contributo para a sua carreira e situação financeira. Desde Sarah Jessica Parker a Christina Aguilera, passando por David Beckham, todos têm um perfume ao qual dão a cara e muitas vezes o nome, o que faz disparar as vendas.

 Para além disso, esta importância dos perfumes e dos cosméticos na economia portuguesa é comprovada por este artigo do Jornal de Negócios:


«Mercado de perfumes e cosmética mostrou-se no ano passado mais favorável para as empresas portuguesas do que para as espanholas, revela um estudo da DBK, segundo o qual o sector movimenta a nível ibérico 5,2 mil milhões de euros.



A


s empresas portuguesas de cosmética e perfumaria terão fechado 2010 com um volume de negócios de 820 milhões de euros, mais 1,2% que em 2009, segundo as estimativas do sector citadas num estudo da consultora DBK.
A confirmarem-se as estimativas das empresas, o mercado português terá seguido uma trajectória inversa ao mercado espanhol, onde o sector de cosmética e perfumes previa para 2010 uma queda de 2,5% das vendas, para 4,39 mil milhões de euros. Dessa forma, os negócios ibéricos nesta actividade terão em 2010 apresentado uma quebra de 1,9%, para 5,21 mil milhões de euros.
A DBK refere no seu estudo sectorial que o mercado ibérico de cosmética e perfumes é composto por 315 empresas, das quais 235 estão em
Espanha e 80 em Portugal. Em Espanha, 80% das empresas concentram-se nas regiões de Madrid e Catalunha. Em Portugal metade está na zona de Lisboa.
"O comércio externo reduziu-se consideravelmente em Espanha em 2009, com uma descida de 6% nas exportações e de 9% nas importações. Em Portugal, no entanto, as vendas ao exterior cresceram cerca de 5%, enquanto as importações aumentaram 3%", refere a DBK.
As empresas espanholas de cosméticos e perfumes exportam sobretudo para
França, Reino Unido, Alemanha, Portugal e Itália. Já as empresas portuguesas deste sector têm como principal mercado Espanha (32%), seguido de França, Reino Unido, Angola
e Alemanha.»